terça-feira, 21 de março de 2006

P O E S I A

... rima com Sophia

Musa

Aqui me sentei quieta
Com as mãos sobre os joelhos
Quieta muda secreta
Passiva como os espelhos

Musa ensina-me o canto
Imanente e latente
Eu quero ouvir devagar
O teu súbito falar
Que me foge de repente
in Dual

(E no intervalo da tese...
...mais palavras da Sophia.)

Ó Poesia sonhei que fosses tudo
E eis-me na orla vã abandonada
Uma por uma as ondas sem defeito
Quebram o seu colo azul de espuma
E é como se um poema fosse nada.
in Mar Novo

10 comentários:

Anónimo disse...

olá

Anónimo disse...

A propósito do Dia Mundial da Poesia...assim comecei eu uma aula de Língua Portuguesa:

Tenho uma coisa para vos dizer
Hoje comemora-se o Dia Mundial da Poesia.
Temos que trabalhar, há muito que fazer.
Hoje será um grande dia!

Para tudo fazermos, teremos de nos concentrar,
E para tudo correr bem, não podem conversar!
Construiremos poesias completas.
E vocês serão os verdadeiros poetas!

Se dúvidas houver,
basta o dedo levantar,
farão como eu vos disser
para o trabalho não se atrasar.

Esta poesia eu vos dou
para que vocês pensem nela.
Vou ajudar-vos, porque é para isso que cá estou,
a fazer da palavra uma coisa bela.

Fada do mar disse...

Olhem a preciosidade!
É meu aluno! Estou orgulhosa!
Obrigada, RN.

Fada do mar disse...

E, já agora, RN, eu retiraria o "porque" da última quadra.
Continue!

Anónimo disse...

Claro que retiraria o porque...se não fosse o porque, seria outro vocábulo qualquer!Os professores têm sempre que mexer...

Fada do mar disse...

RN: não seja assim!... Diga lá que não concorda comigo, caro (quase) colega.

Anónimo disse...

Concordo, ou melhor,(quase) concordo.Já (quase) confessei que retirá-lo-ei da próxima vez que o escrever. Mas depende sempre do ponto de vista!Depende da leitura! Se for por prazer (quase) aposto que o 'porque' não afectará o deleite dos olhos de quem o beber mas se for uma leitura critica, já será (quase) normal que o polegar se direccione para um qualquer aspecto. Todavia, (quase) juro que não fica muito mal...o 'porque'!O que acha a minha professora (quase) doutora?

Anónimo disse...

É possível, eventualmente, direccionar o dedo indicador para algo e não o polegar. Depende de como se pega na questão!

Fada do mar disse...

rn: é mesmo por razões de deleite que o dito "porque" não seduz a sua professora (ainda longe de ser quase doutora).
Isso de leituras críticas de textos poéticos não é comigo. É que eu pego as questões (quase) sempre pelos cornos!
Desculpe, qual é o polegar? E o indicador? Assim de repente fiquei baralhada...

Anónimo disse...

É normal as loiras baralharem-se...Não se baralhe nunca é com os cornos em que põe as mãos!!Conselho d'amigo.