domingo, 5 de março de 2006

Abro lentamente a gaveta...



Lentamente, com receio de acordar deste sono, abro uma gaveta esquecida há anos.
Eis que a coragem chega, numa tarde de domingo!
Não quero ver; a mão apalpa e, num segundo, traz à luz três papéis amarelecidos. O cheiro a mofo invade-me as narinas. Não quero sentir.

Amigo
Sabes, hoje lembrei-me de ti!
Vi-te em cada rosto suplicante,
em cada criança só,
em cada vagabundo errante!
Porquê?
Tu escolheste, amigo, tu quiseste
e o querer é ordem
quando se sente a juventude.
Abriste a janela,
a amizade voou, a ave partiu!
Regressas na Primavera?
É tarde, amigo,
e os sonhos são frios quando sonho!

O Amor
De ti agora não sei
porque de ti cedo me apartei

meus olhos gritam do sonho
que outrora ao mar te roubou.
Quisera amar e não pode
meu coração por saudade.
Anseio viver
na busca de te saber
perdido em mim,
Só,
na quimera que restara.

Se acaso voltar um dia
um sorriso feito flor
Estarei prisioneira e fria
em teus braços procurando o Amor.

Adeus - ou o último mar
O sol já se esconde por entre sombras de ódio. A onda que me embala afasta-se. Perdi o meu luzeiro e só não sei navegar. A natureza dissipa-se, abandona-me. O mar já não me sorri.
Construi sonhos arificiais. No meio de florestas de deuses que encerram segredos corri, fugi, lutei, pensando vencer, perdi. Chorei e nada fiz.
Agora ordeno-te:
não me obrigues a descerrar o olhar, a sentir; apenas tenho medo de sonhar. Não me queiras ferir lançando-me olhares triunfantes. Quando eu tropeçar não me ofereças uma mão para me erguer. Contempla a tempestade que incendeia, que grita e me consome. Com ela afogou-se o último ramo verde, o último raio de esperança. Aguarda o florescer do mito, a quimera. Essa Primavera oculta inundar-te-á.
A tua indiferença abarça-me calorosamente. Mas não irei chorar quando te vir num trono de louros, cercado de aves sedentas de mudança. Uma vez mais ignoro, rio e disfarço o que sinto.

Fecho a gaveta com força. Atiro a chave para longe. Que lamechice de outras viagens!...
"Não mais musa, não mais"

1 comentário:

Anónimo disse...

Meus parabens pelo blog, mesmo estando em fase de crescimento. citaçoes c sgnificado e relacionadas c natureza e o mar.
Beijinhos e todos dias vou fazer uma visita