quinta-feira, 21 de maio de 2009

"Rosa, Esperança"

Grande Entrevista sobre cancro da mama
Vejam hoje o programa Grande Entrevista, da jornalista Judite de Sousa, na RTP1, a seguir ao Telejornal; eu acho que não vou conseguir...

A Judite de Sousa vai entrevistar a Manuela (a Nela), uma das amigas do peito que, durante muito tempo, acompanhei.
O tema será o projecto Rosa Esperança - mulheres e o cancro da mama. Segundo a entrevistada, "vai falar-se de cancro da mama, de Rosa, Esperança, de esperança, de esperança e de esperança..."

Arranjei forças, visitei as amigas do peito e por lá deixei umas letrinhas:

Olá Nela,
divulguei a Grande Entrevista no meu espaço dos instantes.
Há muito tempo que não vinha aqui ao seu espaço... faltava-me a coragem.
Durante algum tempo eu fui uma fiel seguidora, quase sempre no silêncio, dos blogues das amigas do peito. Atrevo-me a dizer amigas do peito porque, de facto, sentia cada uma de vocês como uma amiga. E também por isso tive de deixar de aqui vir... quando vinha, tomava conhecimento de um adeus, às vezes de um sucesso, mas logo a seguir um adeus... primeiro a Cláudia e depois tantas outras. E doía.
A Mãe tinha cancro da mama... e uma vontade de viver imensa! E eu sentia o sofrimento dela, sentia o vosso, sentia o de todos aqueles rostos no IPOFG com quem fui trocando sorrisos e palavras.
A Mãe batalhou como cada uma de vocês; lutou com todas as suas forças durante oito anos..
Em Dezembro, o bichinho, como a Mãe carinhosamente lhe chamava, foi mais forte que ela.
No murmúrio de um dia de chuva, a Mãe partiu serena, envolta na mesma tranquilidade que beijara toda a tua vida.
Dói muito!
Beijinhos para todas e nunca desistam!

A resposta fez-me chorar; sinto tantas vezes a Mãe a brincar comigo...

Olá Fada do Mar,
Lamento muito, mesmo muito saber dessa notícia. Fico melhor ao ler que a mãe partiu serena e tranquila.
E espero que consiga, com o tempo, também viver esta experiência com serenidade e tranquilidade, reservando as memórias doces. Um dia, quem sabe se de chuva também, irá sorrir a propósito de nada e sentirá na brisa que passa um cheiro familiar, daqueles que lembram a nossa Casa... é a mãe a brincar consigo.
Um dia...

Obrigada pelas suas palavras, Nela.
Umas lágrimas escaparam, mas senti, na brisa de que fala, a minha Mãe a brincar comigo e a pedir-me para sorrir. Estou a sorrir!

2 comentários:

Anita disse...

Isso mesmo minha amiga, sempre a sorrir. É assim que todos te queremos..

Uma beijoca grande.

Fada do mar disse...

Era assim que a Mãe queria que fosse, Anita!