segunda-feira, 18 de maio de 2009

Parabéns, miúda!

Repito-me
ao trazer para este instante o que senti noutro instante (1982) e escrevi noutro instante (2006).

Com a mana no meu frágil colo de 4 anos:
- Olhem, é uma menina! Fui eu que a pedi. E abriu os olhos para mim!
Não foi nada a cegonha... foi aquela história da sementinha que a Mãe contou.
Alguns anos (coisa pouca, cof, cof, cof) mais tarde...
- Só vou aí jantar se houver bolo!
Parabéns, miúda!

E porque desafino a cantar os parabéns aqui fica o link do vídeo mais animado, mais colorido e mais infantil que encontrei no youtube! (oh não, o que eu fiz! Isto é muito mau!)

E agora algo mais sério e mais intenso
(mantendo o português brasileiro)

Maninha
Se lembra da fogueira
Se lembra dos balões
Se lembra dos luares dos sertões
A roupa no varal
Feriado nacional
E as estrelas salpicadas nas canções
Se lembra quando toda modinha
Falava de amor
(...)
Se lembra da jaqueira
A fruta no capim
O sonho que você contou pra mim
(...)
Se lembra do jardim, ó maninha,
Coberto de flor
(...)
Se lembra do futuro
Que a gente combinou
Eu era tão crinça e ainda sou
Querendo acreditar
Que o dia vai raiar
Só porque uma cantiga anunciou
Chico Buarque, 1977

"É tudo mentira, tudo mentira! É uma infância imaginária; não tinha jaqueira coisa nenhuma"; não havia fogueira, nem balões, nem luares dos sertões;
mas havia felicidade, amor, brincadeira, abraços e sorrisos; havia cumplicidade e uma amiga invisível que se chamava Sónia; havia uma menina que chupava no dedo e outra que chorava por tudo e por nada; havia uma que gostava de brincar com legos e outra com carrinhos; havia uma que era gordinha e tinha bochechas e outra que era uma magricela que metia dó; havia uma de cabelo lisinho e outra com caracóis;
e ambas sonhavam...
Coisas de Fada para baralhar as gentes!

4 comentários:

Lua disse...

Pois, pois....tens mt piada.
Gostei dos parabéns!!!

Do poema tb, mas do teu comentário ainda mais. Mas isto de vir p aqui contar as coisas q se fazia em pequena, ou melhor os defeitos de criança...lol...bem, bem....

Lua

Anita disse...

So vim deixar os meus parabéns à mana e deixar bem claro que o ano de 1982 foi um ano de "boa colheita". Sim, caso te tenhas esquecido a tua amiga ainda é uma criança cof cof..
Uma atrevidita como diz a minha avó!!! (estão sempre a dizer coisas destas sobre mim :( )

Uma beijoca grande!!!!!


Anita

Fada do mar disse...

Lua, Lua, não sejas marota!
Agora toda a gente sabe que a maninha não faz 25 anitos! Que desgraça! É ainda mais grave do que divulgar marcas de uma infância! :p

E continuando a recordar:

"Ooooooh! Menina!
Se eu pudesse dar-te-ia a lua
E pela vida que me resta
Gritaria o teu nome pela rua"

Fada do mar disse...

Anita,

obrigada!
Foi um ano de uma boa colheita, sim, mas em 1978 a colheita fora de tal modo excelente que nunca mais houve igual! Aliás, a partir desse grandioso 78 a qualidade foi-se perdendo gradualmente! Cof, cof, cof.