quarta-feira, 6 de maio de 2009

In memory



A imagem veio daqui.
As letrinhas foram escritas no dia 6 de Março.


6 de Março de 2009
O dia acordou triste tal como há 3 meses. Por entre o cinzento que me envolve, vai caindo uma chuva miudinha daquela que, irritando o corpo, molha a alma.
Recordo-te

partilhavas comigo o gosto pelo mar; preferias a maré baixa.
Ensinaste-me tanto;
deste-me tanto!

Aprendi e hoje sou!
Se chorava, aplacavas a minha dor;
se ria, rias comigo;
Se receava, abraçavas-me no infinito da tua serenidade.
Estavas lá sempre; vinhas com um sorriso mesclado de esperança e de uma certeza infinita de que tudo se resolvia.
E resolvia.
E eu sossegava no teu abraço.

O mar era revolto em mim tantas vezes e nesses momentos tu vinhas, ouvias no silêncio da tua compreensão e eu recuperava as forças que perdera.

No murmúrio de um dia de chuva (daqueles de que não gostavas, Mãe) partiste serena, envolta na mesma tranquilidade que beijara toda a tua vida.

Deixaste-me um grande legado, o legado do exemplo.
A herança é pesada e cabe-me cuidar dela e mantê-la: a tua coragem, a tua determinação, a tua serenidade, a infinita capacidade de aceitar, o teu sorriso, a alegria contagiante, o gosto pela vida, o dar sem exigir em troca, o amor...
o viver um dia de cada vez,
(nem sempre sou capaz).

Dói.
As saudades sufocam-me dia após dia.
Consola-me a certeza de que estarás sempre comigo
porque te amei e tu amaste-me;
porque te amo e tu amas-me.


"Till we meet again, until then, goodbye" Mother!


Desculpem a musiquinha, também não gosto muito da Celine, mas as imagens do Rei Leão e as palavras valem o esforço de suportar o audio!
Este foi um dos muitos filmes de animação que eu e a Mãe vimos juntas (muitas vezes na companhia da pequenita J.)

13 comentários:

Filas disse...

O tão aguardado regresso. :)
Faço só uma pequena "correcção".

Disto:
"Consola-me a certeza de que estarás sempre comigo
porque te amei e tu amaste-me."

Para isto:
"Consola-me a certeza de que estarás sempre comigo
porque te amo e tu amas-me."

Um beijo :)

PS: Eu gosto da Celine :x

Fada do mar disse...

Seja bem-vindo caro Filas (ainda um dia hei-de perceber por que raio tenho de te chamar assim!

Grata pela correcção; entendo o sentido dela, mas aproveito para explicar o meu pretérito:
é claro que eu continuo a amar a Mãe e que Ela, onde estiver, me há-de amar sempre (amar no sentido de gostar muito, muito, muito!); mas referia-me à materialização desse amar... aquele amar de entrega, de presença, de sorrisos, de abraços, de beijos, de palavras, de cumplicidades, de carinhos, de compreensão, de dedicação, de partilha... tudo o que existiu na nossa relação de Mãe e filha e não existirá mais!
Quando olho para o passado tenho a certeza de que vivemos plenamente tudo isso (apesar de a vida nos ter dado pouco tempo), por isso usei o pretérito.

Fada do mar disse...

Acrescento feito, Filas! ;-)

Filas disse...

Eu oferecia-me para explicar a origem do "nome" mas nem eu sei de onde ele veio. :)

E foste perfeitamente clara na explicação, clara como a água da praia da Fada (excepto naquelas 5ªs ou 6ªs críticas).

bé disse...

:) Olá Fada...
Gosto de te ver por aqui! Até porque no Reino das Fadas aqueles que amamos permanecem sempre vivos nos nossos corações!
Beijos da Ilha da Fantasia :)

Fada do mar disse...

Que surpresa maravilhosa, Bé!
Jamais esqueceremos aqueles que amamos (quer estejamos no Reino das Fadas, na Ilha da Fantasia ou em qualquer outro lugar)!
Só morrem aqueles de quem nos esquecemos.
Logo,
aqueles que amamos não morrem porque permanecem vivos nos nossos corações!
E juntas construímos um belo silogismo! ;-)

Anita disse...

Não podia passar por aqui sem deixar o meu rasto.
Minha amiga ainda bem que voltaste à blogosfera (como ouvi no outro dia. É um óptimo sinal. Eu fico muito contente.

Quanto à mensagem concordo plenamente com o que diz o Filas. E ja te disse um milhão de vezes, a tua mãe onde quer que esteja está, de certeza, a olhar por ti e por vocês todos!!!

Não esquecer que asamigas também estão por aqui a olhar por ti :)

Uma beijoca grande..

P.S. não sei porquê mas esta musica deixa-me..... Assim nem sei bem como!!!
Vou acabar com isto que já não estou a dizer nada de jeito!!!



Beijoca!!!!

Jorge Melo disse...

Vou dar aqui um mergulho e divulgar que esta também é uma das minhas músicas favoritas...
Resta saber se os anjos existem mesmo, e já agora onde andará o nosso, porque quer me parecer que andamos desencontrados...
Em todo o caso para que preciso eu de um anjo se tenho uma Fada??

Beijinhos

Fada do mar disse...

Anita,

as amigas estão sempre a olhar por mim e como eu lhes agradeço!..

Um beijinho muito grande e volta sempre aqui ao espaço dos instantes!

Fada do mar disse...

Jorge,

claro que os anjos existem!
A minha Mãe foi um anjo na terra porque foi uma pessoa boa que sempre fez o bem; no lugar onde está agora continua a ser um anjo pois está a olhar por nós! Eu acredito!

Jorge Melo disse...

Olá Fada.

E Eu acredito também...

Anónimo disse...

Olá Fada, seja bem vinda. Sempre acreditei no teu regresso, volta e meia espreitava o teu blog.
Já li, re-li várias vezes este texto...
Escreves coisas tão simples , mas que tocam nos sentimentos de quem lê.
O significado de cada frase, o tema e letra da musica, sabes como te percebo , como te entendo, malditos bichos que só fazem mal.
Beijinho grande ***
Jomi

Fada do mar disse...

Seja bem-vindo também, Jomi!

Escrevo o que sinto, o que vivo!
Agora percebo-te ainda melhor, amigo!
Beijinho para ti.